Viagens

2

O recém expatriado

O recém expatriado mal desce do avião e já entra na fila de quem tem visto de turista. Força do hábito. Liga o Google Maps pra acreditar que está onde está. Acredita mas demora a processar que não está ali a passeio. O recém expatriado vê o Empire State de longe e evita tirar foto para não parecer…

2

Mesa para uma

São Paulo é o único lugar do mundo em que eu entro num restaurante e digo “mesa para uma, por favor”. Bem, não que eu já tenha viajado sozinha para lugares do mundo. E não que eu conheça vários lugares do mundo.  Ah, e restaurante a quilo, na hora do almoço, não vale.  O carioca…

3

Isso não é uma despedida

Ao que vai partir eu desejo calma. Para se jogar num sonho que não tem data para acabar. Para se perder pela cidade que em breve vai poder chamar de lar. Para entender, numa esquina qualquer, dando direções erradas para um turista desavisado, que a espera valeu a pena. Para que o olhar estrangeiro –…

0

Quero me sentir irrelevante

Quero me sentir tão irrelevante como quando o avião pousou e eu vi a cidade de Barcelona em festa sem mim. Também quero, se puder, sentir que não presto pra nada quando vagueio pelas cidades que andei e ninguém pediu ajuda ou alguns trocados e nem sequer olhou nos meus olhos. Quero continuar vendo o metrô de…

0

Londres e o tempo

Eu devo ter tropeçado numa brecha entre o espaço e o tempo quando caí em Londres. Nunca vou conseguir explicar direito, mesmo que eu tente de todas as maneiras. Lá o tempo passou diferente, pareceu composto por uma espécie de matéria ainda não descoberta pela física. Ele não comanda o ritmo das coisas, não faz parte dos…

2

Barulhos imperceptíveis

Gosto do silêncio e do escuro. Que delícia é sentir uma casa vibrante descansar. Durante o dia, é criança chorando, rindo e gritando na mesma intensidade. A televisão quase vibra de tão alta, assim como os joguinhos do tablet e os trinques do celular. À noite, o ambiente é quase irreconhecível. Espero até que as…

0

Tipos de turistas

Existem vários tipos de turistas no mundo. E você provavelmente é um deles. Tem o turista tradicional, que é aquele que anda feliz no fervo dos turistas, na rua mais caótica. Geralmente anda em grupo grande. Não se incomoda com o fuzuê de gente, é o alvo mais fácil de todos. Tá escrito na cara “Eu sou…

3

Um sonho novo-baiano

Qual é a maior loucura que você já fez por um ídolo? Se me perguntarem isso algum dia, eu já tenho a resposta: comprei uma passagem de avião e passei um fim de semana intenso em Salvador, no sombrio maio de 2016, para ver de perto o show dos Novos Baianos na reinauguração da lendária…

3

Minha terra é mar

Minha terra não é terra. É mar. E muita areia. Com um bocado de conchinhas quebradas que fazem doer o pé sufocado da cidade grande. Minha terra nem é minha. Não aparece na certidão de nascimento escrita à mão há quase 26 anos. Mas que bobagem! Minha terra se fez minha nas muitas vezes em que renasci por…

3

Viajar sozinho

Conheci um dos lugares mais incríveis do planeta, mesmo sem ainda ter rodado o planeta todo. Conheci uma das paisagens mais arrepiantes da América do Sul, e ela tem vulcões, neve e águas salgadas. Conheci um povoado muitíssimo simpático, dá vontade de ficar pra sempre. Conheci cachorros de rua educadíssimos. Conheci a altitude, a falta…

© 2009 Cena Seguinte